O Mercedes Classe S é o porta-estandarte da Mercedes-Benz e na sua última geração, apresentada recentemente, é um dos modelos mais luxuosos e tecnológicamente avançados do mercado.
Esta é uma fórmula que a marca de Estugarda explora há vários anos e sempre com muito sucesso. Porém, e com o crescimento de popularidade dos SUV, a fabricante alemã foi obrigada a adaptá-la formato SUV. Foi assim que nasceu o Mercedes-Benz GLS, uma proposta que impressiona pelo tamanho, pela oferta tecnológica e claro, pelo luxo a bordo.
Este é o SUV mais luxuoso e requintado da Mercedes-Benz e destaca-se pela figura opulente que causa um forte impacto por onde quer que passe. A forte presença em estrada é reforçada pelas jantes de 22’’, mas as linhas elegantes não deixam dúvidas de que esta é uma proposta especial.
Os bancos da terceira fila - um opcional de 6.150 euros - acrescentam efectivamente valor a este automóvel, já que podem acomodar adultos com mais de 1,70 metros de altura de forma muito confortável e complementam um habitáculo de excepção, marcado por materiais da mais elevada qualidade e bancos com programas de massagens. Ainda assim, a entrada e saída dos lugares traseiros podia ser mais fácil.
Com 5,2 metros de comprimento e duas toneladas e meia de peso, o GLS afirma-se por ser um rolador de excelência e por ser o companheiro perfeito para tiradas mais longas. A serenidade e o conforto com que somos brindados ajudam a criar uma experiência de condução ímpar, que depois é reforçada pela mecânica de excepção que temos ao nosso dispor.
A unidade testada, a 400d 4MATIC, recorre a um motor Diesel de seis cilindros em linha com 330 cv de potência e 700 Nm de binário máximo, números que nos permitem acelerar dos 0 aos 100 km/h em 6,3 segundos, fruto de uma caixa automática de nove velocidades que envia a potência disponível para as quatro rodas.
Durante o nosso teste, o motor impressionou pela capacidade de resposta na aceleração e nas retomas, aptidões que ajudam a disfarçar o peso elevado desta proposta.
Disponível por um preço base de 124.550 euros, o GLS 400d 4MATIC conta com uma longa lista de equipamentos de série. Ainda assim, a unidade testada estava repleta de extras que elevam o preço final para uns impressionantes 153.562 euros.
Vale a pena?
O luxo e o requinte de um Classe S no "corpo" de um SUV? Sim, é mesmo isso que o Mercedes-Benz GLS tem para oferecer. Este modelo encontra concorrência directa no BMW X7, que nós também já conduzimos, e não esconde o seu posicionamento entre os SUV mais luxuosos do mercado.
A posição de condução elevada, juntamente com o conforto e a suavidade que este SUV nos proporciona, ajuda a criar uma sensação de condução muito exclusiva, complementada por um poderoso motor de 3.0 litros Diesel que nos oferece 330 cv de potência e 700 Nm de binário máximo.
Ficha Técnica
Motor: 6 cilindros em linha
Cilindrada: 2.925 cc
Potência Máxima: 330 cv (3.600 - 4.200 rpm)
Binário Máximo: 700 Nm (1.200 - 3.200 rpm)
Velocidade Máxima: 238 km/h
0-100 km/h: 6,3 s
Consumo Médio: 8,1 l/100 km
Emissões CO2: 212 gr/km
Preço desde: 124.550 euros
+ Habitáculo: É uma cápsula de luxo que nos faz sentir muito bem
- Dinâmica: Ágil e preciso. Mas o peso e o tamanho fazem-se sentir…
Miguel Dias
Artigos Relacionados
Estes artigos podem interessar: